GROOVE - ACADEMIA DE ARTE ARCANA




GROOVE


Academia de Arte Arcana


ILHA DA GIGOIA 37



ESTACIONAMENTO no SHOPPING BARRA POINT, AV. ARMANDO LOMBARDI 350

INFORMAÇÕES: 3073-6110/9880-2001/ 9252-4133







8.3.08

TALISMÃ




Não existe fenômeno material sem substrato astral e vice-versa! Todas as Entidades Astrais, sejam de que Plano Espiritual forem e de qualquer denominação, necessitam do fator "meio", ou seja, de suporte material adequado para se revelarem no Plano Físico. Assim, também os Símbolos Sagrados não são meros sinais gráficos materiais. Na verdade, eles reproduzem as estruturas esquemáticas dos Campos de Forças do Mundo Astral e refletem o fluxo e a atuação das Forças Sutis Astrais sobre as Forças Elementares Cósmicas, Planetárias e Terrestres. Desta forma, com os Símbolos Sagrados, pode-se invocar, fixar e/ou irradiar a Força Astral de uma Vibração Ancestral em determinadas grafias que, magisticamente fixados em suportes materiais bem preparados, passam a se constituir em Meio de Comunicação entre o ambiente astral e o ambiente físico. É dentro dessas condições que os Símbolos Sagrados têm larga aplicação na Magia Talismânica, mormente no preparo de seu Talismã de Proteção Astral.


Geometria Esotérica


Desde há muito tempo os Esotéricos de todas as Religiões sabem que o Ser Humano é o Ponto de Junção entre o Plano Espiritual e o Plano Material porque suas funções cerebrais transmitem a percepção do Mundo Físico, captadas por seus cinco sentidos básicos, à sua Consciência Individual, a qual tem o poder de aperceber-se, para além dos reflexos instintivos, dos substratos astrais contidos nesses contatos, gerando a percepção extra-sensorial. Por isso mesmo, a Matemática Pitagórica Helênica relacionou o Ser Humano à Entidade Matemática Cinco (número 5), justamente pela existência dos cinco sentidos humanos: visão, audição, tato, olfato e paladar. Daí decorre o fato da Geometria Esotérica relacioná-lo com o Polígono Piramidal por este objeto ter cinco (5) superfícies: quatro verticais inclinadas e uma base horizontal plana.


A Magia Talismânica Heleno-Semita simboliza-o pelo Pentagrama, a conhecida Estrela de Cinco Pontas, por assim melhor poder expressá-lo em sua Dupla Polaridade :
Positiva = Uma só de suas pontas apontando para cima;
Negativa = Uma só de suas pontas apontando para baixo.


O Pentagrama em posição positiva é o símbolo do Ser Humano harmônico e evolutivo, com seus desejos e instintos submetidos à sua consciência; o Pentagrama em posição negativa é o símbolo do Ser Humano desajustado e regressivo em conflito consigo mesmo, cuja consciência está subjugada aos seus instintos. Um Talismã Mágico, de origem européia medieval, a seguir exibido, demonstra claramente os conceitos acima expressos.
O Pentagrama apresenta-se nas duas posições antagônicas, positiva e negativa, conforme se veja seu verso ou seu anverso:
Os nomes de Adam e Eve contrapõem-se aos de Samael e Lilith, o Arcanjo do Sol e a Potestade da Lua Negra, todos eles personagens míticos Semitas;
Uma Figura Humana contrapõem-se à figura do Bode Expiatório.
No círculo exterior, apresentam-se letras do Alfabeto Hebraico, as quais têm relações específicas com a Kabalah e que podem ter caráter defensivo ou retaliatório.
Assim, a figura geométrica da Estrela de Cinco Pontas é um símbolo talismânico universal da Raça Humana e tem-se notícias de seu uso no Tantrismo (Índia e Tibet), na Kabalah (Judéia), no Pitagorismo (Grécia), na Magia (Europa Medieval), na Teosofia (nas modernas Europa e Américas).
Então, também por que não utilizá-lo? Pois, sendo o Ponto de Junção por excelência entre o Material e o Imaterial, qualquer Ser Humano precisa e depende de manter atuante, equilibrada e benéfica a sua condição de "receptor de percepções extra-sensoriais" procurando sempre repor as energias bio-elétricas que seu corpo físico despende na prática de cultos esotéricos, caritativos ou não. Para isso, ele precisa estar em sintonia harmônica com a Vibração Original que emana de sua Vibração Planetária, cuja Força Sutil dinamizava os Astros Celestes que regiam a Natureza no momento em que aquele Ser Humano sorveu o primeiro Hausto de Vida em seus pulmões, ou seja, no momento de seu nascimento. Como vimos, a Vibração Planetária é determinada pelo seu natal e a ele estão ligados seu Arcanjo, Anjo de Guarda e seu Guardião do Corpo e dos Caminhos de seu Destino. Portanto, na Magia Talismânica, não é o bastante representar o Ser Humano pelo Pentagrama; é necessário também:
Classificá-lo por Forças Sutis Espirituais, Astrais e Planetárias;
Individualizar a sua Falange Espiritual, com seus Mentores e/ou Protetores;
Nominá-lo por seu nome astral e/ou iniciatório;
E, para isso, a Magia Talismânica tem seus próprios Símbolos Sagrados para representar as suas Vibrações Ancestrais, Mentores e Protetores, aos Planetas e Signos Zodiacais, às Forças Elementares da Natureza, à Numeralogia e Grafia Sagrada com que cria e grafa Nomes Esotéricos e/ou Iniciatórios, bem como pode representar os Vórtices e Canais de Energias Sutis que percorrem o organismo intra e supra corpóreo do Ser Humano, caminhos de energias estes que são, também, controlados pelo Arcanjo Inferior, o Senhor Guardião do Corpo e dos Caminhos do Destino de cada um de nós, os quais ele abre ou fecha conforme os méritos e os deméritos de nossas ações conscientemente perpetradas. Com o conjunto desses Símbolos e com sua Grafia Sagrada, não precisa recorrer à simbologias de origem Egípcia, Tântrica, Hebraica, Grega ou Latina para compor seus Sinetes ou Talismãs. É de se notar, também, que as representações das formas geométricas (e a matemática que as inspiraram), não são propriedade exclusiva de nenhuma civilização ou época. Elas existem desde sempre na Natureza: a espiral da casca de um caracol, o oval de um seixo rolado, o triângulo de uma lasca de sílex, o cubo, a pirâmide, o hexágono das colméias das abelhas e muitas outras formas encontráveis nos minérios e nos cristais, a forma poligonal de uma estrela-do-mar, etc.!


O Talismã de Proteção Astral


O material em que ele deve ser confeccionado é aquele referido como o metal característico do seu Signo Zodiacal Natal. Mas, também é válido, em qualquer caso, substituir qualquer metal tóxico, inadequado ou caro ao trabalho de confecção do Talismã por Prata, com 3,5 a 5 cm de diâmetro, e usá-lo com uma corrente de aço. O Talismã deve ter a forma circular e um pedúnculo transversal furado que suporte uma corrente, pois a placa de metal de formato circular, em si mesma, não deve ser furada. Sobre uma de suas faces, o Talismã de Proteção Astral terá gravado os Símbolos Sagrados do Esoterismo relativos ao Signo Zodiacal Natal, o seu Astro Regente, o Ponto de Pemba do Orixá de Nascimento que o rege, o símbolo da Força Sutil do Elemento da Força da Natureza, o Ideograma do Chakra correspondente, vórtice astral captador de Energias Sutis do seu organismo extra-corpóreo e o símbolo astral sintético da Entidade Espiritual Guardiã de seu corpo físico e astral, ou seja, o seu Imole Esú. A Face Posterior de seu Talismã de Proteção Astral é um campo vibratório magístico reservado aos Símbolos de mais alta conexão com o Mundo Astral para a Proteção Individualizada contra todo o Mal, até daquele que possa aflorar do lado negativo do próprio indivíduo protegido. Esta face tem grafados signos não reveláveis publicamente, ou seja, só são reveláveis dentro da relação Mestre-Discípulo. Entretanto, no seu caso, informo só para seus próprios ouvidos ou olhos, que esse simbolismo representa um Ponto Riscado em Pemba para a absorção (do Bem) e de dispersão (do Mal) de todas as Linhas Mestras da Umbanda Esotérica: o Aumbhandan. Não me custa lembrar que seu Talismã é, pois, totalmente individualizado dentro dos mais nobres conceitos do Esoterismo e, portanto, não deve servir para exibicionismos mundanos e deve ser tratado com todo o respeito aos Mestres encarnados e Mestres Astrais que o "levantaram" , devendo ele ser usado somente após a Oração de Abertura e Fechamento e, pelos mesmos motivos, deve ser retirado antes da execução de necessidades do corpo (fisiológicas) , banhos e relações sexuais, devido à invocação protetora dos Sons Sagrados ou Mantram: Sammany - Yaracy - Yaci - Anacauam, gravados em seu perímetro externo.

Nenhum comentário: