
Assim como temos a energia Ch’i, que é a essência da vida e do equilíbrio, temos os Shars, que são, para os chineses, malignas setas envenenadas que se movem em linha reta e chegam à nossa casa. Causas comuns de Shars são casas que ficam no final de uma rua, com a rua acabando exatamente na porta de entrada. Telhados e quinas que apontam para a casa também criam Shars.
Uma solução é a utilização de espelhos, paredes ou plantas que possam quebrar a trajetória desses Shars.
CH'i
O Ch’i é um dos fatores mais importantes do feng shui. É a energia vital, aquilo que move e faz bem, sendo encontrado em todas as coisas vivas. Tudo o que é bom e busca a perfeição cria a energia Ch’i. Por isso o feng shui busca, através da harmonia de uma casa ou de seus cômodos, um bom ambiente para que essa energia flua e se fortaleça.
A entrada principal da casa é o principal ponto de entrada do Ch’i. Por isso, é importante que, antes de tudo, você preste atenção à essa área. Um belo jardim, um ambiente confortável, tudo isso ajuda a trazer o Ch’i para sua casa.
Para ele fluir por sua casa e fazer dela um lugar próspero e feliz, você precisa tomar cuidado com a disposição de seus moveis e tudo o que o feng shui recomenda para que sua casa se torne um lugar harmonioso. O principal no que se refere à energia Ch’i é evitar salas abarrotadas, com espaço entre os móveis para que as pessoas se movimentem livremente.
Yin & Yang
" Yin e Yang representam opostos, como alto e baixo, grande e pequeno, quente e frio. Ao contrário de nossa idéia ocidental de antagonismo dos opostos, eles são complementares. "
Tomem em consideração um ioiô. Esse brinquedo funciona utilizando-se dois extremos em uma relação equilibrada entre um e outro. Sem um dos extremos, um ioiô não pode funcionar. Ele precisa do "para cima" tanto quanto do "para baixo". Yin e Yang sempre precisam um do outro para equilibrar um jogo, o quarto de uma pessoa, ou a vida dela.
Yin Yang
Cores escuras Cores claras
Cores esmaecidas Cores brilhantes
Linhas curvas (móveis) Linhas retas
Luz embaçada Luz brilhante
Umidade (porões) Secura (sótãos)
Baixo (sofás) Alto (móveis com aparador)
Silencioso (banheiros) Barulhento (salas próximas de ruas movimentadas)
Almofadas macias Bancos de madeira
Passadeiras nas escadas Espelho nos degraus da escada
Paredes vazias Prateleiras cheias de livros
Redutores Crescimentos (plantas)
Esconderijos (armários) Óbvio (mesa de jantar)
Ligado à terra Urbano
Frescor Calor
Imóvel Ativo (ventiladores, cadeiras com rodinhas)
Odores (mofo) Fragrâncias (velas, incensos)
Para acrescentar yin
1. Use menos luz
2. Use assentos de encosto baixo ou móveis que tenham a metade da altura do quarto
3. Use cores esmaecidas ou escuras
4. Acrescente fontes de água gasosa
5. Use móveis ou padrões de tecido com linhas curvas
6. Use tecidos que sejam suaves, sedosos ou aveludados
7. Contribua com o silêncio
8. Desligue os ventiladores de teto ou condutos de ar
9. Fique sozinho
Para acrescentar yang
1. Use luzes mais brilhantes
2. Use móveis altos, como cadeiras de espaldar alto
3. Acrescente cores vivas
4. Use um desumidificador para que o ar fique mais seco
5. Use tecidos de uma só cor ou com listas verticais
6. Contribua para aumentar a sensação de atividade valendo-se do movimento e do som – relógios com tique-taque ou joguinhos para pôr em cima da mesa
7. Ligue ventiladores ou abra a janela para que a brisa entre
8. Deixe à vista livros, objetos ou qualquer forma de arte
9. Convide alguém para fazer-lhe companhia.
CORES:
Os efeitos poderosos das crês são conhecidos há milhares de anos. Seres humanos primitivos utilizavam as cores para se proteger do mal e aumentar a sorte e a virilidade. Os antigos chineses usavam as cores como símbolos e para representar a estações. O verde simboliza a madeira, e representa a primavera. O vermelho simboliza o fogo e representa o verão. O amarelo e o laranja representam o sol lançando seus raios cálidos sobre a Terra, eles representam o fim do verão. O branco simboliza o metal, e representa também o outono. O azul simboliza a água e o inverno.
As cores exercem sobre nó efeitos positivos ou negativos. Faber Birren psicólogo especializado em cores, relata que pessoas normais tendem a apontar qualidades favoráveis nas diferentes cores, mas os neuróticos são mais propensos a notar o que é desfavorável.
Todos nos reagimos à cor, quer estejamos conscientes disso ou não. Imagine dormir num quarto vermelho sangue ou cozinhar uma refeição em uma cozinha preta como piche. As cores conferem um certo clima ao aposento. Algumas cores nos estimulam, outras nos irritam, enquanto outras nos aclamam. Fez-se uma experiência interessante há alguns anos, quando prisioneiros foram colocados e, ,celas pintadas de rosa. Essa cor exauriu a agressão dos internos, e eles se tornaram prisioneiros modelo. Como essa experiência mostra, a cor pode causar efeitos radicais, por isso, precisamos ter cuidado ao escolher e utilizar as cores.
No feng shui, as cores controlam a quantidade de luz e a refletem. A combinação de cor e luz deve proporcionar as melhores condições possíveis para se viver, é melhor escolher seu esquema de cores nos próprios aposentos, já que o tom das cores costuma mudar quando visto sob uma luz diferente. As luzes quentes, por exemplo, fazem com que as cores quentes fiquem ainda mais quentes, enquanto que com as luzes frias acontece o oposto.
Convém, naturalmente, que você tenha na sua casa as cores que se relacionam com o seu elemento e com o das pessoas que moram com você. No entanto, você também deve ter uma variedade de outras cores, simplesmente pelo fato de gostar delas. Cuidado, porém com as cores que se opõem uma às outras. Por exemplo, muito vermelho não seria uma boa escolha se você pertence ao elemento água, pois fogo e água não se harmonizam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário